top of page

IDR O que é? para que serve ? e como funciona ?

  • Alex
  • 2 de fev. de 2016
  • 3 min de leitura

O que é um DR ?

O IDR técnicamente conhecido como, Interruptor Diferencial Residual ou popularmente conhecido como DR, é um interuptor automatico que protege pessoas este componente detecta fulgas de correntes elétricas por contatos diretos ou indiretos.

Ao detectar uma fuga de corrente na instalação, o dispositivo DR desliga o circuito imediatamente.

Contato Direto:

O contato direto ocorre quando uma pessoa ou animal entra em contato com um condutor energizado.

Contato indireto:

O contato indereto ocorre quando uma pessoa ou animal entra em contato com um material condutor, por exemplo metal, que não tem a função de conduzir mas, por algum motivo está conduzindo eletricidade.

Isso pode ocorrer por exemplo, se houver falha na isolação de algum condutor e esse condutor estiver elétricamente carregado e encostando em uma superficie que conduza eletricidade.

Quando o uso do DR é obrigatorio ? .

Segundo a NBR 5410 no item 5.1.3.2.2 o uso de DR dispositivo diferencial residual de alta sensibilidade é obrigatório desde 1997 nos seguintes casos:

(a) Circuitos que sirvam de pontos de utilização situados em locais contendo banheira ou chuveiro;

(b) Os circuitos que alimentam tomadas de correntes situadas nas áreas externas á edificação;

(c) Os circuitos que alimentam tomadas de correntes situadas nas áreas internas que possam vir a alimentar circuitos situados nas áreas externas á edificação;

(d) Os circuitos que, em locais de habitação, sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas molhadas em uso normal, ou sujeitas a lavagem;

(e) Os circuitos que, em edificações não-residencias, sirvam a pontos de tomadas situados em cozinhas, copas cozinhas, lavanderias áreas de serviço, garagens, e no geral, em áreas internas molhadas em uso normal, ou sujeitas a lavagem.

Mas afinal para que serve o DR ?

A função do DR é de proteger pessoas ou animas contra os efeitos do choque elétrico, este componente tem a função de detectar fuga de corrente elétrica essa fuga pode ser causada por choque elétrico ou (contato direto) como explicado acima ou por (contato indireto) como também foi explicado no inicio deste artigo.

O DR consegue detectar fuga de corrente na ordem de centesimos de (mA) miliamperes, os DR's utilizados para proteger pessoas são de 10mA e 30mA, quando o DR detecta uma fuga de corrente superior a essa corrente de atuação o dispositivo diferencial residual DR desliga cortando a alimentação de energia elétrica protegendo a vida do individuo.

Existem DR's com corrente de atuação superior a mencionada acima, mas esse tipo de DR não serve para protrger pessoas, e sim máquinas e ou equipamentos, mas vamos deixar para falar sobre esse tipo de DR em outro artigo.

Como escolher o DR corretamente?

A escolha do DR deve seguir o seguinte criterio:

A capacidade de carga ou corrente nominal (In) do DR deve ser igual ou superior a corrente

do disjuntor principal do (QGD) quadro geral de distribuição.

Como funciona o DR ?

O DR é composto por um transformador especial com núcleo e bobina em formato toroidal e um disparador eletromagnético, sempre que há corrente elétrica passando em um condutor também há um campo eletromagnético circular em volta desse condutor.

Quando dois condutores paralelos, estão conduzindo corrente em sentidos opostos o campo eletromagnético gerado por esses condutores são anulados, esse fenomeno é a base de funcionamento do DR.

Em condições normais, um condutor fase e o condutor neutro passam por dentro do transformador toroidal, a corrente que passa no condutor fase e no condutor neutro são iguais, mas fluem em sentidos opostos o DR monitora esse fluxo magnético, quando ocorre uma fuga de corrente elétrica o DR aciona um sistema com relé que desarma o DR.

Em ipotese alguma deve ser retirado o DR do circuito, pois o DR é que protege as pessoas contra choques elétricos.

Vamos ver alguns esquemas de ligação do dr.

Esquema de ligação de chuveiro elétrico.

Esquema de ligação de um DR monofásico.

Esquema de ligação de DR tetrapolar.

Agora vamos ver um video sobre o IDR, e seu respectivo funcionamento.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page