Disjuntores e as curvas de ruptura.
- alex
- 6 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
A função dos disjuntores é de proteger as instalações elétricas, ou seja, os fios e cabos das instalações, isso todo eletricista conhece ou deveria conhecer, mas muitos eletricistas não conhecem como os disjuntores funcionam, o dimensionamento correto vai muito além de saber a corrente elétrica do circuito.
Então vamos entender o que é curva de ruptura e sua respectiva função.
Os disjuntores tem uma característica muito importante chamada curva de ruptura, que está diretamente ligado ao tempo em que o disjuntor consegue trabalhar com uma corrente elétrica acima da nominal.
DISJUNTORES CURVA B.

Nos disjuntores curva B, a corrente de ruptura atua entre 3 e 5 vezes em relação a corrente nominal , ou seja, um disjuntor de 10A vai desarmar quando a corrente elétrica estiver entre 30 e 50 amperes.
Os disjuntores curva B, são mais utilizados em residencias ou em lugares onde há pouca demanda de corrente elétrica, geralmente esses tipos de disjuntores são instalados onde exixtem cargas resistivas e (tug) "tomadas de uso geral".
DISJUNTORES CURVA C

Nos disjuntores curva C, a curva de ruptura está compreendida entre 5 e 10 vezes em relação a corrente nominal, isso significa que um disjuntor de 10 A vai desarmar quando a corrente estiver entre 50 e 100 amperes.
Os disjuntores curva C, são mais utilizados onde há carga indutiva motores, bobinas, comandos elétricos, ele é empregado onde existe a necessidade de média demanda de corrente elétrica.
DISJUNTORES CURVA D

Disjuntores curva D, são aplicados onde se exije alta demanda de corrente elétrica e sua curva de ruptura está compreendida entre 10 e 20 vezes em relação a corrente nominal, utilizando o exemplo anterior um disjuntor de 10 A vai desarmar entre 100 e 200 amperes.
Esse tipo de disjuntor é utilizado em grandes motores e grandes transformadores onde há a necessidade de grande demanda de corrente elétrica.
O tempo em que os disjuntores trabalham com corrente elétrica acima da nominal é muito pequeno, esse tempo não passa de alguns milisegundos.
Não existe disjuntor curva A, por que pode ser facilmente confundido com a unidade de corrente elétrica amperes (A).
GRÁFICO DAS CURVAS DE RUPTURA B,C e D:

Comments